A principal razão para a adoção da grama sintética é a manutenção. Sua resistência é um diferencial, além da beleza da aparência de uma grama sempre cortada. Resiste graciosamente ao uso agressivo, como em um acirrado jogo de futebol.
Além disso não requer irrigação ou corte o que já reduz o custo de manutenção anual, o que faz com que a grama acabe se pagando a médio prazo. Ela pode ser instalada em lugares com pouca iluminação, ao contrário da grama natural que precisa da luz do sol.
A grama sintética é a melhor solução quando o ambiente é hostil à grama natural como esportes de contato ou em um lugar árido, também se há pouca luz do Sol em um lugar fechado é um bom exemplo.
Economia de água, não é necessária irrigação na grama e isso gera grande grande economia e a natureza agradece.
A grama sintética aguenta muito melhor o uso intenso em jogos de futebol por exemplo, desta forma aumenta a frequência com que pode-se jogar partidas e logicamente o faturamento do empresário sobe por que é possível fazer muito mais jogos.
A grama sintética é um “tapete” de fibras sintéticas desenvolvido especialmente para tornar-se o mais próximo possível da grama natural, normalmente usada para esportes. Porém, está sendo muito adotada em gramados residenciais bem como aplicações comerciais devidos a suas inúmeras vantagens.